IRMÃOS CAMPANA CONQUISTAM ROMA

Depois do grande sucesso de suas criações na 50ª Edição do Salão do Móvel de Milão (…)

Quarta, 18 de maio de 2011
Depois do grande sucesso de suas criações na 50ª Edição do Salão do Móvel de Milão (vide foto poltrona Grinza para EDRA), os irmãos Campana conquistam Roma com uma exposição inédita na Galeria O. Privato Romano Interno - Brazilian Baroque Collection apresenta peças de edição limitada que utilizam materiais mais nobres e mesclam a tradição italiana ao barroco brasileiro, em um diálogo interessante.
 
 
A natureza neo-barroca de Humberto e Fernando Campana encontrou uma afinidade natural com a opulência dos interiores da Galeria, datada do século XVII. Para esta exposição, os designers brasileiros, que usam habitualmente materiais mais simples de origem natural ou industriais recicláveis, optaram por trabalhar utilizando excepcionalmente materiais mais nobres como bronze, latão e estátuas de mármore branco de Carrara. O resultado são peças de mobiliário mais suntuosas, mas sem perder a assinatura da dupla. “Nosso barroco é marcado pela imperfeição, cuja intenção é a de perturbar a harmonia, perverter a ordem e misturá-lo com elementos do nosso próprio trabalho" – explicam os designers.
 
 
Os irmãos Campana fazem um verdadeiro passeio onírico pela cidade de Roma e acreditam que as referências da cidade, que possui em sua arquitetura diversos períodos históricos, combinam com os móveis de sua coleção. Como a escolha do mármore inspirada pelas antigas estradas romanas. Os designers utilizaram o material em folhas de espessuras bem finas que lhes permitiu moldá-lo em bolas como papel. Mas a origem brasileira está fortemente presente nas criações, como as luminárias batizadas de Ouro Preto (cidade ícone do barroco brasileiro) e o castiçal homenageando Aleijadinho.

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.