Passeio imperdível para os amantes do paisagismo

Sítio Roberto Burle Marx reúne acervo botânico há décadas iniciado pelo paisagista

Segunda, 05 de setembro de 2016
Se você está no Rio de Janeiro, ou tem previsão de visitá-lo em breve, deve incluir em seu roteiro cultural a visita ao Sítio Roberto Burle Marx, na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste carioca. A propriedade tombada como patrimônio cultural brasileiro serviu de moradia ao grande mestre do paisagismo, no período de 1973 a 1985, ano em que Burle Marx doou a propriedade ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele nutria o sonho de ver suas experiências preservadas ao ser criado no local uma escola de paisagismo, botânica e artes. Sonho esse, hoje realizado!



A unidade possui 400 mil metros quadrados de área verde, que reúne importante coleção de plantas tropicais e semitropicais de todo o mundo. São mais de 3500 espécies cultivadas em viveiros, jardins ou ao ar livre, entre as quais destacam-se exemplares únicos das famílias das bromélias, aráceas, helicôneas, entre outras. O próprio Burle Marx deu início a essa rica coleção quando contava apenas seis anos.



A residência da propriedade foi transformada no Museu Casa Burle Marx e preserva os ambientes originalmente organizados pelo próprio paisagista, que também reunia qualidades de pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. O acervo pessoal ultrapassa os três mil itens, incluindo obras em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas, arte popular, esculturas em madeira e cerâmicas do Vale do Jequitinhonha (MG).



Para facilitar o acesso dos turistas ao local, o espaço passou a oferecer gratuitamente translado partindo de diferentes hotéis da Barra da Tijuca e do Recreio, com visitas guiadas em português e inglês. As saídas diárias acontecem às 8h30 e 12h35 e as visitas podem ser agendadas pelo (21) 2410-1412, ou diretamente pelo email visitas.srbm@iphan.gov.br. Aos sábados, a opção é pegar o transporte às 9 horas no Recreio Shopping, incluindo uma visita ao Museu Casa do Pontal.


Serviço:
Visita Museu Roberto Burle Marx
Horário do agendamento: de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Horário de visitas: de terça a sábado, das 9h30 às 13h30
Entrada: R$10

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.